RAMMSTEIN NO BRASIL
Estará se apresentando em São Paulo, nos dias 31 de novembro (2010) e 1º de dezembro, a banda alemã RAMMSTEIN. O grupo já esteve no Brasil em 1999, quando abriram os shows do Kiss em São Paulo e em Porto Alegre. Na temporada de 2005 uma apresentação deles no país teve que ser cancelada por motivo de saúde de um dos integrantes.
Tudo bem se você não conhece o grupo ou mesmo se não gosta do tipo de música, uma mistura de teclados com um típico Heavy Metal – o que muitos rotulam com o nome de Rock Industrial. Porém, o que realmente me chateia é, a título de comparação, ver a enorme ênfase dada pela mídia para bandas de expressão no máximo mediana e absolutamente ignorarem – pelo menos até o dia de hoje, 15/11/2010 – o evento! Acreditem, foi até difícil encontrar informações naquele famoso website de busca!
Tá bom, eu nem de perto quero que o Rammstein tenha o mesmo espaço televisivo quanto o Paul McCartey que também se apresenta no mesmo período do ano no Brasil, isso seria até um exagero inconsequente, mas veja um exemplo: a banda norte-americana Rage Against Machine, que foi a principal atração do festival SWU realizado recentemente na cidade Itu, recebeu todos os holofotes de uma mega banda. Tá certo tem muita gente que vai retrucar: puxa vida, eu gosto demais do Rage Against Machine! Ou, talvez, até uns mais exagerados: os caras fazem a melhor música do planeta! Eu não quero me intrometer no paladar musical de ninguém, afinal é como dizem, gosto não se discute. Mas não é de hoje que eu ouço vários gêneros musicais e afirmo, o grupo não é nem de longe uma top band! E considerando que o SWU só teve, pelo menos na minha humilde opinião, atrações “de segunda linha”, pelo menos em termos de preço de contratação, o fato até denota em desfavor da propaganda da cidade do interior de São Paulo, onde “TUDO É GRANDE”!
Acredito que o desequilíbrio de espaço de divulgação seja, em parte, por interesses propagandísticos de quem promove os shows. Mas acho que se formos investigar a fundo, tudo vem lá da grande importância que damos a tudo o que vem dos Estado Unidos, em detrimento de muita coisa de excelente qualidade de outros lugares do planeta. Veja bem leitor, em nenhum momento eu afirmei que tudo o que vem dos Estados Unidos é lixo! É claro que aquele país tem excelentes talentos, talvez em todas as áreas, mas eu acho que não exagero quando falo que nos fazem engolir muita porcaria, não é mesmo?
Mas voltando ao Rammstein, o grupo canta em alemão, que, eu sei, não é aquela língua de maior aceitação mundial, mas acho que os shows deles mereceriam uma maior divulgação, assim como a de muitos outros eventos artísticos que são quase sempre desprezados pela mídia.
Mas talvez o motivo seja que o Rammstein só consiga fazer shows para pequenos públicos, tipo apresentações em clubes, butecos, etc... como os dos videos abaixo.
ARGOS
1 comentários:
Não foi à toa que escolhi uma música que fala sobre alguns produtos madei in America neste segundo vídeo.
Um abraço!
Argos
Postar um comentário